quarta-feira, 11 de abril de 2012

O Soldadinho do Araripe

O soldadinho-do-araripe(Antilophia  Bokermanni),pássaro que só ocorre próximo às fontes de água da Chapada do Araripe, no Sertão,  entrou para a edição 2000 do Livro Vermelho de Espécies Ameaçadas de Extinção.  A obra é publicada pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês).


A extinção deste pássaro também é um indicador do desmatamento e exploração ilegal da Chapada do Araripe, destruindo leitos de água, fontes, etc., mostrando que esse fato é um problema bem maior do que pensávamos. Quando se altera um meio ambiente prejudica tudo o que faz parte dele e está em volta. Inclusive você, que acha que não tem nada haver com isso.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

MAS O QUE É SUSTENTABILIDADE?

      Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. 
        Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais. 
        A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.


Indústria se compromete a não usar carvão produzido com desmatamento e trabalho escravo

         Para tentar resolver o problema do uso de carvão adquirido de forma ilegal devido o desmatamento, e de forma suspeita utilizando trabalho escravo. A indústria do aço assinou um compromisso com o Ministério do Meio Ambiente nesta terça-feira (3) dizendo que, em quatro anos, as siderúrgicas só vão utilizar carvão provenientes de florestas plantadas, em terrenos administrados pelas próprias empresas siderúrgicas.




Fonte: Revista Época - Bruno Calixto
Foto: Divulgação

segunda-feira, 2 de abril de 2012

DO CENTRO DA TERRA

EMPRESAS AMERICANAS VÃO JOGAR ÁGUA EM UM VULCÃO PARA GERAR ELETRICIDADE


Cientistas da AltaRock Energy e da Davenport Newberry Holdings LLC, empresas de energia geotérmica sediadas nos EUA, anunciaram que estão prestes a despertar a força de um vulcão adormecido há mais de mil anos no estado de Oregon. Até o terceiro trimestre de 2012, os pesquisadores pretendem perfurar um poço de 3,2 quilômetros de profundidade no vulcão Newberry e atirar lá dentro 90 milhões de litros de água, levadas por caminhões pipas. Com o calor dentro da terra, que no local chega a 280°C, a água se transforma em vapor, que subiria à superfície e seria usado para ativar turbinas de geradores de energia.
A capacidade da usina seria de 1,5 MW a 3,5 MW. (...) O principal apoio do projeto é ativar uma fonte energética com baixíssima pegada de carbono. Empresas como o Google (que tem uma política de incentivo a energias lipas), financiaram metade do investimento.
Apesar de atraente, a proposta encontra seus opositores. Especialistas temem que intervenções em áreas geologicamente instáveis, como as de um vulcão, possam ocasionar terremotos. (...)

Por: Vinícius Cherobino (Revista Galileu n°249  - editora globo)